Degustação e Harmonização de Cervejas Belgas

Publicado: 24 de julho de 2012 em Comidas e bebidas, Educação, Entretenimento
Tags:, , , , ,

Participamos ontem, dia 24/7/12, de um evento de degustação de cervejas belgas com harmonização de pratos. Foi realizado no Espaço Carioca de Gastronomia, em Botafogo, e realizado pelo sommelier internacional de cervejas Zé Raimundo Padilha. Nossa inscrição foi patrocinada pela Sati Patchwork. 🙂

As cervejas foram apresentadas pelo sommelier e os pratos feitos pelo Espaço Carioca.

Inicialmente foi relatado um pouco da história e de como a cerveja é feita, e qual a melhor forma de apreciá-las, para então chegarmos ao principal: provar as deliciosas belgas, tão afamadas no mundo dos cervejeiros. Segue abaixo a ordem que nos foram apresentadas:

Floreffe Blond

Belgian blond ale

Cerveja leve, bem clara, com odor cítrico. Daquelas que você pode tomar a noite toda sem encher. Foi acompanhada de um Terrain de Campaign com salada de alface. A combinação ficou perfeita! Aliás, acho que a melhor da noite.

A forma correta de pronunciar Ale é “êiou” e Lager é “láguer”.

Floreffe Tripel

Belgian tripel

Cerveja um pouco mais encorpada, odor mais intenso, cristalina mas com um pouco mais de sedimentos. Foi a que menos gostei.

As cerveja dubbel, tripel, quadrupel seguem uma escala, sendo as primeiras as mais simples, e também leves, seguindo até as mais encorpadas e de qualidade superior.

Satan Gold

Belgian golden strong ale

Essa foi a cerveja de mais alta dosagem alcoólica da noite. E parece ter esse nome porque ao, ao tomá-la, você realmente não percebe que a bebida seja tão forte. Coisa do demo mesmo! Foi acompanhada de uma deliciosa fraldinha marinada ao vinho com polenta cremosa. A combinação ficou ótima.

Poperings Hommel Bier

Belgian Specialty Beer (Belgian IPA)

Essa cerveja, apesar de ter uma graduação alcoólica inferior à anterior, já tinha um sabor bem pesado, um corpo menos translúcido e mais sedimentado. Lembrou muito cerveja de trigo.

Abbaye Des Rocs Brune

Belgian dark strong ale

Pra fechar a noite, uma belga escura acompanhada de um delicioso mousse de chocolate. Esta combinação também ficou muito boa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s